A Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificou suas ações de fiscalização nas rodovias federais do Sertão da Paraíba durante o período junino, com o objetivo de combater a embriaguez ao volante e prevenir acidentes. As operações ocorreram nas regiões de Patos, Vale do Piancó e Santa Luzia.
Entre 1º e 20 de junho, a PRF realizou 21 fiscalizações específicas da Lei Seca, abordando 1.562 pessoas e 1.056 veículos. Durante essas ações, foram aplicados 951 testes de alcoolemia com etilômetro.
Como resultado, a PRF registrou 12 autuações por consumo de álcool, sendo quatro motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool e oito que se recusaram a realizar o teste do bafômetro. Além disso, três motoristas foram detidos por crimes de trânsito relacionados à embriaguez.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob influência de álcool ou recusar o teste do etilômetro é considerado uma infração gravíssima, sujeitando o infrator a uma multa de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e o recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em caso de reincidência em até um ano, a multa pode dobrar.
A PRF também destacou que, graças ao planejamento integrado com outros órgãos de segurança, as aberturas dos festejos juninos, como o São João de Patos no dia 19 de junho e o de Santa Luzia no dia 20, ocorreram sem registros de ocorrências relevantes nas rodovias.
As operações de fiscalização continuarão até o final de julho, em virtude da continuidade das festividades juninas em diversos municípios do Sertão paraibano. Além da embriaguez ao volante, as equipes da PRF estarão atentas a outras infrações, como excesso de velocidade, ultrapassagens proibidas, transporte irregular de passageiros e animais soltos nas estradas.
A orientação da PRF é clara: se beber, não dirija. A corporação recomenda o uso de aplicativos de transporte ou a escolha de um condutor da rodada para garantir um retorno seguro.