O diretor do Instituto Butantan, Esper Kallas, afirmou que as pessoas que receberam a vacina contra a dengue e já se passaram mais de 21 dias podem ficar tranquilas quanto à proteção oferecida pelo imunizante.
Kallas destacou que a vacina demonstrou uma eficácia de 65% contra a dengue e de 80% ou mais contra formas graves da doença. Para aqueles que foram vacinados há menos de 21 dias, o infectologista recomendou que, caso sintam qualquer sintoma diferente do habitual, devem entrar em contato com a unidade de saúde.
O diretor também comentou sobre a suspensão da vacinação, determinada pelo Ministério da Saúde, que visa investigar a relação entre as vacinas e os eventos adversos e óbitos relatados. Ele enfatizou que essa pausa é fundamental para entender a natureza dos eventos e aprimorar o conhecimento sobre o imunizante.
Kallas acredita que a vacinação pode ser retomada, ressaltando a importância da vacina no combate à dengue.
A vacina é uma importante arma no enfrentamento da dengue e nós temos que basear essa retomada em dados muito rigorosos, muito criteriosos em metodologia científica — afirmou.