A atual onda de calor que atinge a França está gerando um aumento considerável nas chamadas aos serviços de emergência médica. Os relatos incluem mal-estar, ansiedade e pedidos de orientação, levando os hospitais a se prepararem para uma possível alta na demanda por atendimentos nos prontos-socorros.
Em entrevista à rádio pública Ici, na última segunda-feira (22/6), a ministra da Saúde, Stéphanie Rist, informou que as chamadas para a linha de emergência aumentaram entre 20% e 30%, variando conforme a região. Ela destacou que nem todas as ligações resultam em hospitalização; muitas vezes, os pacientes recebem apenas orientações ou são atendidos por equipes médicas móveis.
Rist enfatizou a importância da vigilância, afirmando que o impacto da onda de calor pode ser sentido entre cinco e dez dias após seu início.
Esta é a semana em que realmente precisamos ter muito cuidado
, alertou.