O governo da Coreia do Sul fez uma grave acusação contra a Coreia do Norte, afirmando que este último violou o acordo de armistício que encerrou a guerra entre os dois países em 1953. A denúncia foi feita nesta segunda-feira, 22 de junho, pela mídia estatal sul-coreana.
Segundo informações do Estado-Maior Conjunto (JCS) da Coreia do Sul, militares norte-coreanos teriam instalado cercas de arame farpado a uma distância de 80 a 90 metros da Linha de Demarcação Militar (LDM), que marca a fronteira terrestre entre as duas nações. Essa área também divide a Zona Desmilitarizada (ZDM), uma faixa de 4 km de largura que separa os dois países.
O JCS classificou a instalação dessas barreiras como uma clara violação do Acordo de Armistício. Em resposta, as forças armadas sul-coreanas afirmaram que continuarão a agir em estreita colaboração com o Comando das Nações Unidas (UNC) para garantir a segurança na região.