Search

Trump afirma que Irã não cobrará pedágio no Estreito de Ormuz

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que o Irã garantiu que não haverá cobrança de pedágio para a navegação no Estreito de Ormuz, essencial para o comércio de petróleo.
Foto: Metropoles

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quarta-feira (24) que o Irã assegurou ao governo americano que não haverá cobrança de pedágio ou taxas para a navegação no Estreito de Ormuz. Segundo Trump, o Irã teria informado que

não há pedágios, custos de seguro ou quaisquer outras taxas de qualquer tipo cobradas ou recebidas pelo Irã em navios que navegam pelo Estreito de Ormuz

.

Trump também destacou que, caso essa informação se prove falsa, as negociações entre os dois países serão encerradas imediatamente. O presidente americano acrescentou que nenhum dinheiro foi entregue ao Irã, nem liberado de seus fundos, e que qualquer ativo congelado que os EUA decidirem liberar deverá ser utilizado para a compra de produtos norte-americanos, como milho, trigo e soja.

O Estreito de Ormuz é uma rota crucial para o comércio de petróleo, sendo responsável por cerca de 20% do petróleo mundial. Desde 28 de fevereiro, a navegação na região está restrita pelo Irã, e uma das condições dos Estados Unidos para um acordo de paz é a reabertura dessa rota.

Na terça-feira (23), uma reunião entre representantes do Irã e de Omã, outro país que faz fronteira com o Estreito de Ormuz, resultou na criação de um órgão conjunto dos ministérios das Relações Exteriores para discutir o futuro da navegação na área. Em comunicado, os dois países reafirmaram seu compromisso em garantir a passagem segura pelo estreito, respeitando o direito internacional e a soberania sobre suas águas territoriais.

PUBLICIDADE

Mais recentes

PUBLICIDADE