Search

Trump afirma que Estreito de Ormuz está “totalmente aberto”

O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou que o Estreito de Ormuz está "totalmente aberto" e que o país está "indo muito bem" na região, após negociações com o Irã.
Foto: G1

Em uma coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (22), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o Estreito de Ormuz está "totalmente aberto" e que os EUA estão "indo muito bem" na região. A declaração veio um dia após a primeira rodada de negociações entre os EUA e o Irã, que visam um acordo de paz final.

Trump destacou que, no dia anterior, os Estados Unidos receberam uma quantidade recorde de petróleo através do estreito, que é uma importante rota marítima responsável por cerca de 20% do petróleo mundial.

Estamos negociando, vamos ver como isso vai evoluir — disse ele.

O Estreito de Ormuz foi oficialmente reaberto na quarta-feira passada (17), após a assinatura de um acordo preliminar entre os dois países. No entanto, a situação se complicou com ataques de Israel no Líbano, que levaram o Irã a fechar novamente a passagem. Apesar disso, os países envolvidos nas negociações de paz estão trabalhando para contornar essa questão.

O principal negociador do Irã, o presidente do Parlamento, Mohammad Ghalibaf, anunciou que Teerã concordou em estabelecer uma linha de comunicação com os EUA sobre a passagem de navios pelo estreito, com o objetivo de evitar conflitos. Ghalibaf também mencionou que foram feitos progressos nas conversas na Suíça para a liberação de US$ 12 bilhões em ativos iranianos congelados.

PUBLICIDADE

Mais recentes

PUBLICIDADE