Em resposta à intensa onda de calor que atinge a França, Paris decidiu proibir o consumo de álcool em locais públicos durante o fim de semana, a partir desta sexta-feira (26 de junho). A medida foi anunciada pela Polícia de Paris e visa evitar a sobrecarga no sistema de saúde da cidade.
Na quarta-feira (24 de junho), o país registrou a temperatura mais alta de sua história recente, alcançando 44,3ºC. De acordo com as autoridades, pelo menos 40 pessoas já perderam a vida em decorrência das altas temperaturas.
O documento divulgado pela Polícia de Paris, na quinta-feira (25 de junho), destaca que a onda de calor representa um risco significativo de aumento da mortalidade. A situação exige
a mobilização total de todos os serviços do Estado, prefeitos e serviços de emergência para permitir que o sistema de saúde enfrente as condições climáticas a longo prazo
.