Search

Onda de calor na Europa registra temperaturas recordes

Uma intensa onda de calor na Europa tem causado recordes de temperatura em diversos países, pressionando os sistemas de saúde e serviços públicos. A Dinamarca, o Reino Unido e a Alemanha estão entre os mais afetados.
Foto: Notícias ao Minuto Brasil

Uma intensa onda de calor que atinge a Europa tem gerado recordes de temperatura em vários países, colocando pressão sobre os sistemas de saúde e serviços públicos. No último sábado, a Dinamarca registrou 36,6°C, a temperatura mais alta desde o início das medições em 1874, segundo o Instituto Meteorológico Dinamarquês.

O Reino Unido também enfrentou temperaturas extremas, alcançando 36,9°C por três dias consecutivos, um recorde para o mês de junho, conforme relatado pela agência meteorológica Met Office. A Alemanha não ficou atrás, com Saarbrücken registrando 41,3°C, estabelecendo seu recorde absoluto de temperatura. O Serviço Meteorológico Alemão emitiu um alerta de calor extremo, prevendo que as temperaturas possam chegar a 42°C em algumas localidades.

Na Suíça, Basileia superou pela segunda vez o recorde de junho, com 38,8°C, levando à paralisação da central nuclear de Beznau para evitar o superaquecimento das águas do rio utilizadas no resfriamento dos reatores. Estima-se que cerca de 193 milhões de pessoas em toda a Europa estejam expostas a temperaturas acima de 35°C, incluindo aproximadamente 75 milhões na Alemanha.

Embora a França esteja começando a ver uma diminuição do fenômeno, o governo alertou que a pressão sobre o sistema de saúde deve persistir. Após uma reunião do comitê interministerial de crise, presidida pelo primeiro-ministro Sébastien Lecornu, foi destacado que os efeitos do calor podem surgir com atraso, resultando em desidratação e agravamento de doenças.

Os hospitais e serviços de emergência na França relataram um aumento significativo na demanda, levando à ativação do Plan Blanc, um protocolo de emergência que mobiliza profissionais da saúde para reforçar as equipes. As chamadas ao Samu em Paris e nos subúrbios aumentaram em 80%, enquanto os prontos-socorros receberam 36% mais pacientes do que em um dia normal.

O sistema de saúde já enfrenta um pico de atividade relacionado à onda de calor, que não diminui imediatamente com a mudança do clima. A taxa de internação após atendimento de emergência permanece em cerca de 20%, subindo para mais de 50% entre pacientes com 75 anos ou mais. O governo também destacou que o número de ligações para serviços de emergência relacionadas a paradas cardíacas dobrou.

Diante do calor intenso, as autoridades recomendam que a população descanse, evite atividades físicas extenuantes, mantenha-se hidratada e preste atenção especial a crianças e idosos. Profissionais de saúde alertam sobre os riscos das altas temperaturas, especialmente para os jovens, com registros de casos de parada cardiorrespiratória entre aqueles que realizam esforço físico.

PUBLICIDADE

Mais recentes

PUBLICIDADE