Na noite de quarta-feira (24/6), um incidente grave ocorreu em Cabo San Lucas, no estado da Baixa Califórnia do Sul, México, quando um motorista atropelou 17 pessoas que comemoravam a vitória da seleção mexicana na Copa do Mundo. O jogo, que terminou com a vitória do México sobre a Tchéquia por 3 a 0, atraiu uma multidão para as ruas.
O atropelamento aconteceu por volta das 22h (horário local) em uma área turística repleta de torcedores. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram um sedã preto avançando lentamente entre os festeiros, que começaram a balançar o carro em protesto. Em seguida, o motorista acelerou, atingindo várias pessoas.
Após a colisão, o veículo bateu em pilares de proteção ao tentar fazer uma curva. A população cercou o carro, e o motorista foi detido. Ele foi levado a um hospital e, posteriormente, entregue às autoridades.
A Direção-Geral de Segurança Pública de Los Cabos informou que o motorista, ao se ver cercado, realizou uma manobra de aceleração brusca, atingindo os pedestres. O secretário-geral do órgão, Alberto Rentería Santana, destacou que equipes de segurança, bombeiros e defesa civil atenderam rapidamente a ocorrência.
Os feridos estão recebendo atendimento em diversos hospitais da região. De acordo com as informações, 10 pacientes (8 mulheres e 2 homens) estão sendo tratados no IMSS, enquanto outros 3 estão no Hospital Geral, 2 no Hospital San Luke’s e 1 no AMC. Uma pessoa também está recebendo cuidados especializados.
A Federação Mexicana de Futebol lamentou o incidente em suas redes sociais, expressando solidariedade às vítimas e suas famílias, além de desejar uma rápida recuperação aos feridos. A entidade confia que as autoridades competentes esclarecerão os fatos e determinarão as responsabilidades.