A primeira semana do inverno promete ser marcada por um intenso frio no Brasil, com meteorologistas indicando a possibilidade de neve nas áreas mais elevadas das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A Climatempo destaca que a chegada de uma potente massa de ar frio, de origem polar, poderá resultar em temperaturas negativas em diversas localidades do Sul do país.
Além das regiões serranas, o frio extremo pode ser sentido em partes de São Paulo e Mato Grosso do Sul, onde as temperaturas também podem ficar abaixo de 0°C. A Climatempo classifica essa massa de ar frio como a primeira onda de frio do inverno de 2026 e a segunda do ano.
Um ciclone extratropical localizado no Atlântico, a leste da Argentina, deve intensificar os ventos na região, com velocidades entre 50 km/h e 70 km/h em várias áreas do sul e do leste do Rio Grande do Sul. Isso pode acentuar a sensação térmica de frio.
Outros estados, como Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro, também sentirão os efeitos dessa onda de frio. As previsões indicam que o sul de Goiás, o centro-sul do Rio de Janeiro e regiões de Minas Gerais, como o Triângulo Mineiro e a Zona da Mata, poderão registrar temperaturas abaixo de 10°C.
A expectativa é que essa massa de ar frio, considerada a mais intensa a passar pelo Brasil, comece a se dissipar a partir de 26 de junho. Regiões como o Espírito Santo, Brasília e o norte de Mato Grosso não devem ser afetadas diretamente pela onda de frio, embora possam experimentar queda nas temperaturas devido à nebulosidade e à chuva.