O Irã anunciou que a gestão do Estreito de Ormuz não será mais a mesma após os conflitos recentes envolvendo o país, Israel e os Estados Unidos. Mohammad Bagher Ghalibaf, presidente do Parlamento iraniano e principal negociador nas conversas com os EUA, enfatizou que Teerã pretende exercer um papel mais ativo na administração dessa importante rota marítima.
Todos precisam entender que a administração do Estreito de Ormuz nunca mais será a mesma que existia antes da guerra — declarou Ghalibaf, conforme reportado pela agência estatal IRNA. Ele garantiu que o Irã continuará a respeitar as normas internacionais de navegação, mas deixou claro que o país assumirá um papel central na gestão da passagem.
As declarações ocorreram logo após uma rodada de negociações na Suíça entre representantes iranianos e americanos, que buscavam consolidar acordos para encerrar a escalada militar no Oriente Médio. Ghalibaf afirmou que os encontros resultaram em avanços significativos em questões estratégicas para o Irã, incluindo a situação no Líbano e as sanções ao setor petrolífero.
Apesar do otimismo, o negociador reconheceu que o processo ainda está em seus estágios iniciais.
Acreditamos que estamos apenas começando este processo e que ainda há muito trabalho pela frente — comentou em um vídeo divulgado.
Ghalibaf também acusou Israel de tentar sabotar as negociações, afirmando que o país vê o processo diplomático como uma ameaça aos seus interesses.
Nesta segunda-feira, Ghalibaf e o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, participaram de reuniões em Mascate, Omã, onde o Estreito de Ormuz foi um dos principais tópicos discutidos. O chanceler omanense, Badr al-Busaidi, defendeu a importância de manter a navegação segura na região, que é crucial para o transporte global de petróleo.
Dados de monitoramento marítimo indicam que o fluxo de embarcações pelo estreito permanece próximo aos níveis anteriores às tensões recentes. Até o final da segunda-feira, pelo menos 26 navios cargueiros e embarcações comerciais haviam atravessado a passagem.
O Estreito de Ormuz foi reaberto na semana passada após um acordo entre Irã e Estados Unidos, mas Teerã anunciou um novo bloqueio temporário em resposta a ataques israelenses no Líbano. As negociações entre Washington e Teerã avançaram para a criação de mecanismos de segurança para evitar novos confrontos e garantir a livre circulação de navios na região.
Entre as medidas acordadas está a criação de um canal direto de comunicação entre as partes, visando evitar incidentes e reduzir riscos de escalada militar.