O governo do Irã manifestou forte repúdio aos ataques aéreos realizados pelas Forças Armadas dos Estados Unidos na noite de sexta-feira, 26 de julho, em várias localidades na costa sul do país. Em um comunicado oficial, o Ministério das Relações Exteriores iraniano classificou a ação como uma grave violação do direito internacional.
De acordo com as autoridades iranianas, os bombardeios representam uma "violação flagrante" do parágrafo 4 do artigo 2 da Carta das Nações Unidas, além de infringirem o parágrafo 1 do protocolo de acordo assinado com os Estados Unidos em junho. O governo iraniano ressaltou que os ataques desrespeitam os compromissos estabelecidos entre as duas nações.
A diplomacia do Irã reiterou sua condenação à ação militar americana, enfatizando que os ataques não apenas comprometem a relação entre os países, mas também violam normas internacionais.