Search

Irã ataca alvos dos EUA e Bahrein denuncia ataque de drone

O Irã anunciou ter atingido alvos ligados aos Estados Unidos em resposta a ataques aéreos. Bahrein condenou um ataque de drone iraniano, afirmando que viola sua soberania.
Foto: Notícias ao Minuto Brasil

Neste sábado (27), o Irã declarou ter atacado alvos associados às forças dos Estados Unidos, como resposta a bombardeios americanos em sua costa sul, ocorridos na sexta-feira (26). As tensões entre os dois países aumentam, com ambos se acusando de violar um acordo recente que visava encerrar um conflito que já dura quatro meses.

O Ministério das Relações Exteriores do Irã não especificou os locais dos ataques, que foram descritos como ações "defensivas" contra os "ataques aéreos bárbaros" dos EUA, os quais, segundo Teerã, também infringiram a Carta da ONU.

Em resposta, o Bahrein, que abriga tropas da Marinha dos EUA, condenou o que classificou como um ataque de drone iraniano em seu território, considerando-o uma violação de sua soberania e uma ameaça à segurança nacional. O governo do Bahrein afirmou que se reserva o direito de se defender.

Até o momento, Washington não se manifestou sobre as alegações iranianas de ataque a alvos americanos. O Irã, por sua vez, acusou os EUA de violar o acordo de paz assinado há 11 dias, afirmando que os ataques a suas instalações de vigilância costeira são uma "violação flagrante" do memorando de entendimento.

Além disso, um navio-tanque reportou ter sido atingido por um projétil não identificado no estreito de Hormuz, conforme informações da organização Operações de Comércio Marítimo do Reino Unido. A embarcação sofreu danos, mas a tripulação está segura e não há relatos de danos ambientais.

A TV estatal do Irã informou que mais navios estão buscando autorização para transitar pelo estreito, após embarcações não autorizadas terem sido alvo de tiros de advertência.

O memorando assinado entre EUA e Irã contém 14 pontos que estabelecem o fim imediato das operações militares entre os dois países e seus aliados, além de prever a reabertura do estreito de Hormuz e a retirada gradual de forças americanas da região. O acordo também inclui a suspensão de sanções contra o Irã e a liberação de ativos iranianos congelados.

O Exército dos EUA informou que suas forças atacaram depósitos de mísseis e drones iranianos, além de instalações de radar costeiro, em resposta a um ataque iraniano contra um navio cargueiro no estreito de Hormuz.

A Guarda Revolucionária do Irã afirmou ter retaliado os ataques americanos, mirando postos militares dos EUA na região. O clima de hostilidade crescente coloca em risco o frágil acordo de paz firmado em 17 de junho.

O chefe da Comissão de Segurança Nacional do Parlamento iraniano alertou que a "violação imprudente do cessar-fogo" resultará em "recuo e arrependimento

por parte dos EUA. O vice-presidente dos EUA, J. D. Vance, afirmou que qualquer divergência do Irã sobre o memorando pode ser discutida, mas reiterou que

a violência será respondida com violência".

PUBLICIDADE

Mais recentes

PUBLICIDADE