Search

Irã aceita monitoramento da ONU em programa nuclear, diz vice dos EUA

O vice-presidente dos EUA, JD Vance, anunciou que o Irã concordou em permitir a supervisão de inspetores da ONU em seu programa nuclear, durante negociações na Suíça.
Foto: Metropoles

O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, informou que o Irã aceitou a presença de inspetores da Organização das Nações Unidas (ONU) para monitorar seu programa nuclear. A declaração foi feita nesta segunda-feira (22/6) durante as negociações em Burgenstock, na Suíça, entre delegações norte-americanas e iranianas.

Vance destacou que as conversas estão avançando e que espera que as discussões sobre as inspeções nucleares comecem ainda nesta semana.

Nossa esperança é de que cheguemos a um acordo final e a uma solução permanente. Mas, neste momento, acho que fizemos grandes progressos — afirmou.

O vice-presidente também mencionou que a delegação iraniana havia feito ameaças de abandonar as negociações, mas que as conversas se estenderam além da 1h da manhã, indicando que as discussões continuam em andamento.

Em relação ao descongelamento de ativos iranianos, uma exigência do Irã, Vance afirmou que os EUA poderiam considerar essa possibilidade, desde que os recursos fossem utilizados para a compra de produtos agrícolas americanos, como soja, trigo e milho. Segundo ele, essa sugestão partiu de Jared Kushner, conselheiro e genro de Donald Trump.

O Irã, que possui mais de US$ 100 bilhões em ativos congelados, é signatário do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP). No entanto, desde o ano passado, o país não tem permitido inspeções da ONU, após ataques de EUA e Israel a suas instalações nucleares.

Até o momento, o Irã não se manifestou oficialmente sobre a aceitação da supervisão da ONU.

PUBLICIDADE

Mais recentes

PUBLICIDADE