Os líderes do G7, grupo que reúne as principais economias do mundo, se reuniram na França nesta quarta-feira (17) e decidiram intensificar as sanções contra a Rússia, em apoio à Ucrânia. Além disso, foi anunciada a criação de uma rede de portos para combater o tráfico internacional de drogas.
Em uma declaração conjunta, os líderes afirmaram que as novas sanções incluirão medidas direcionadas aos setores de petróleo e gás da Rússia. Eles também destacaram a importância de diversificar as rotas de fornecimento de energia e reduzir a dependência do Estreito de Ormuz, que é responsável por um quinto do suprimento mundial de petróleo.
Os líderes do G7 celebraram ainda o recente acordo de cessar-fogo entre os Estados Unidos e o Irã, manifestando disposição para contribuir com sua implementação. No que diz respeito ao combate ao tráfico de drogas, o grupo se comprometeu a desarticular as redes que sustentam essas atividades ilegais.
A nova rede de portos do G7+ será um instrumento para reforçar as ações contra o narcotráfico. Os líderes se comprometeram a fortalecer as investigações financeiras para rastrear, congelar, apreender e confiscar receitas e ativos relacionados a atividades ilícitas, incluindo ativos virtuais.
Além disso, os ministros do G7 foram encarregados de elaborar um plano de ação até novembro de 2026 para combater a infiltração de instituições por redes de tráfico e organizações criminosas. O grupo também se comprometeu a aumentar a cooperação com países de origem e trânsito para desmantelar essas redes.
Por fim, a liderança do G7 manifestou interesse em acompanhar novas abordagens legais adotadas por alguns de seus membros em parceria com países terceiros, visando fortalecer a gestão migratória.