No bairro Bivar Olinto, em Patos, um apelo por socorro foi feito por moradoras que tentam salvar um cachorro em situação de abandono. O animal, que circula nas proximidades do Bar dos Dois Irmãos, apresenta um ferimento profundo e infestação de bicheiras, necessitando de atendimento veterinário imediato.
Eliane, uma das voluntárias que se mobilizou para ajudar o cão, relatou que o animal continua no mesmo local e já apresenta larvas no ferimento. Ela informou que, na manhã de quinta-feira (25), aplicou uma pomada no machucado e deu alguns medicamentos, mas enfatizou a urgência do resgate.
Outra moradora, Edilene, também se dirigiu ao local após tomar conhecimento do caso. Ela observou que o cachorro não apenas tem um grande ferimento infestado por bicheiras, mas também apresenta secreção nasal, o que levanta a suspeita de que ele possa estar com a doença do carrapato.
Edilene mencionou que foram dados ao animal um comprimido para eliminar as larvas, além de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos. Contudo, os cuidados realizados até o momento são apenas paliativos.
As voluntárias ressaltam a necessidade de um atendimento veterinário especializado, que inclua a limpeza da ferida, administração de antibióticos e tratamento contra carrapatos, além de acompanhamento clínico.
Diante da gravidade da situação, elas pedem apoio da Secretaria de Bem-Estar Animal, de organizações de proteção aos animais e de pessoas que possam ajudar no resgate e tratamento do cachorro.