Search

Andy Burnham anuncia candidatura ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido

Andy Burnham, cotado para suceder Keir Starmer, confirmou sua candidatura ao cargo de primeiro-ministro após a renúncia de Starmer. O ex-ministro Wes Streeting declarou apoio a Burnham.

Após a renúncia de Keir Starmer, Andy Burnham, considerado o principal candidato para sucedê-lo como primeiro-ministro do Reino Unido, anunciou sua candidatura nesta segunda-feira (22). Burnham, que conquistou uma vaga no Parlamento na última quinta-feira (17), fez a declaração rapidamente a jornalistas na estação de trem de Manchester, antes de seguir para Londres.

O ex-ministro Wes Streeting, outro potencial candidato ao cargo, manifestou seu apoio a Burnham em uma carta, pedindo que outros também o façam. Starmer, ao comunicar sua saída, expressou a necessidade de um novo líder até o retorno do Parlamento em setembro e enfatizou a importância de uma transição de poder tranquila.

Permanecerei no cargo até o término da disputa e farei tudo o que estiver ao meu alcance para garantir uma transição de poder ordenada — afirmou Starmer, que vinha enfrentando crescente pressão para deixar a liderança do Partido Trabalhista.

A situação se agravou após a vitória de Burnham, que reacendeu as esperanças entre os parlamentares trabalhistas de que ele poderia revitalizar o partido, que perdeu apoio sob a liderança de Starmer. O ex-premiê havia declarado em maio que não pretendia renunciar, mas a pressão se intensificou nas últimas semanas.

Para se tornar o novo líder do Partido Trabalhista, os candidatos precisam garantir o apoio de 20% dos membros trabalhistas do Parlamento, o que equivale a 81 parlamentares. Se apenas um candidato atingir esse limite, ele será eleito sem oposição. Caso contrário, uma votação será realizada entre todos os membros e afiliados do partido.

PUBLICIDADE

Mais recentes

PUBLICIDADE