Em uma entrevista ao programa Olho Vivo, da TV Diário do Sertão, o prefeito de São José de Piranhas, Bal Lins (PSB), falou sobre sua trajetória de 23 anos como paciente transplantado e a necessidade de um novo procedimento cirúrgico.
Durante a conversa, que ocorreu em um programa especial transmitido dos estúdios da TV Radar, Bal Lins compartilhou os desafios de conciliar sua saúde com a gestão pública. Ele revelou que precisa viajar frequentemente a Fortaleza, Ceará, para realizar exames e avaliações médicas, uma vez que o rim transplantado apresenta sinais de desgaste.
O meu rim é um rim já adulto, de 20 e poucos anos. Querendo ou não, ele não é mais aquele rim transplantado de 10 anos atrás — explicou o prefeito, que, aos 44 anos, se prepara para entrar novamente na fila de transplantes.
Apesar do diagnóstico, Bal Lins se mostrou otimista:
Eu tenho me preparado mentalmente… Sou jovem ainda. Tenho certeza que, no dia em que a minha filtração estiver em um nível inferior, eu vou sim entrar na fila. Vou lutar pela minha vida novamente
.
Com uma experiência de um ano e seis meses em hemodiálise antes do transplante, o prefeito fez um apelo à população para que se declare doadora de órgãos, ressaltando a importância desse gesto.
Eu não desejo para o meu pior inimigo ter que dialisar. Você estar três vezes por semana, quatro horas numa máquina, perdendo massa muscular, perdendo saúde… O transplante é uma nova vida
, desabafou.
A entrevista também trouxe momentos nostálgicos, quando Bal Lins recordou o ex-prefeito de Cajazeiras, José Nelo Zerinho Rodrigues, que também era transplantado. Ele relembrou uma missa de agradecimento realizada por Zerinho após seu transplante, destacando a importância da solidariedade entre os pacientes.
Fonte: Diariodosertao