Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, se reencontraram nesta terça-feira (16) para uma foto oficial antes de um jantar de gala da cúpula do G7, realizada na cidade de Evian, na França. As imagens divulgadas mostram que os líderes não interagiram durante o momento.
Mais cedo, ambos já haviam participado da tradicional "foto de família" do G7, que reúne os líderes mundiais e seus cônjuges. Essa fotografia é um símbolo de unidade entre os participantes, apesar das tensões existentes.
A presença de Lula e Trump na mesma imagem se destacou em meio a recentes desavenças comerciais, especialmente devido à aplicação de novas tarifas por parte do governo Trump sobre produtos brasileiros.
Além de Trump e Lula, participaram da foto outros líderes, como o presidente da França, Emmanuel Macron, o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, entre outros.
Após a foto, Lula teve uma breve conversa com Ursula von der Leyen, enquanto Trump passou por eles. Não há informações sobre um cumprimento entre Lula e Trump durante o evento.
O G7 é um grupo que reúne as principais economias do mundo, incluindo Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Japão, além da União Europeia. O Brasil não faz parte do G7, mas é frequentemente convidado para participar das cúpulas.