Na noite do último sábado (27), o governador Lucas Ribeiro esteve em comunidades de João Pessoa que sofreram com as fortes chuvas que atingem a Paraíba desde a sexta-feira (26). Antes das visitas, ele participou de uma reunião no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde monitorou as áreas mais críticas do estado e estabeleceu as primeiras medidas emergenciais para atender a população.
Em suas redes sociais, o governador informou que o Governo do Estado manterá um acompanhamento contínuo da situação.
Definimos medidas imediatas de suporte aos paraibanos afetados pelas fortes chuvas e continuaremos o monitoramento 24 horas das áreas afetadas em toda a Paraíba
, publicou.
Após a reunião, Lucas Ribeiro destacou que a atuação do Estado envolverá diferentes órgãos e seguirá de forma integrada enquanto os impactos das chuvas persistirem. Ele mencionou:
Finalizamos agora aqui no Centro Integrado de Comando e Controle, em João Pessoa, uma reunião de monitoramento e de acompanhamento das fortes chuvas que aconteceram durante todo o dia de hoje. Desde ontem, na verdade, vem chovendo bastante, não só aqui em João Pessoa, mas também no Vale do Paraíba e em outros municípios.
A primeira visita da comitiva foi à comunidade Santa Emília de Rodat, na Ilha do Bispo, uma área historicamente afetada por alagamentos. Em seguida, o governador se dirigiu à comunidade Três Lagoas, onde conversou com os moradores e avaliou os danos causados pela chuva. Durante a visita, Ribeiro ressaltou que o trabalho do Estado será dividido entre assistência humanitária e intervenções estruturais.
Desde as primeiras horas do sábado, uma força-tarefa criada para o período chuvoso de maio está mobilizada para monitorar os municípios mais afetados e garantir respostas rápidas às ocorrências. Segundo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), até o momento, a maioria das cidades não registrava famílias desabrigadas, embora as equipes estaduais mantenham contato constante com prefeituras e Defesas Civis.
A orientação é para que moradores de áreas de risco deixem suas residências imediatamente, caso haja recomendação dos órgãos competentes. Em situações de desabrigamento, escolas e outros equipamentos públicos estão sendo preparados para acolher temporariamente as famílias.
O Corpo de Bombeiros Militar também intensificou o efetivo para monitoramento e atendimento às ocorrências em diversas regiões do estado, especialmente em municípios como Itabaiana, Ingá, Riachão do Bacamarte, Itatuba, Salgado de São Félix e Juripiranga, onde foram registrados alagamentos e elevação do nível dos rios.
Os municípios que estão em situação de maior atenção incluem Mogeiro, Massaranduba, Cabedelo, Salgado de São Félix, Juripiranga, Juarez Távora, Aroeiras, Sapé e Alagoa Grande, que enfrentam desde realocação preventiva de famílias até deslizamentos de barreiras e danos em estradas vicinais. As equipes estaduais continuam em campo monitorando os impactos e coordenando a assistência às populações afetadas.