O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, manifestou preocupação nesta terça-feira (9) com a presença militar de países estrangeiros no Golfo Pérsico, afirmando que essas forças estão sob "risco constante". A declaração ocorreu após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusar o Irã de ter derrubado um helicóptero Apache do Exército americano no Estreito de Ormuz.
Em suas redes sociais, Araghchi sugeriu que a melhor maneira de evitar novos incidentes seria a retirada das forças estrangeiras da região. Ele destacou que
as forças estrangeiras próximas ao nosso território correm risco constante devido a erros humanos, acidentes ou até mesmo por serem atingidas por fogo cruzado
.
O ministro também reafirmou que o Irã prioriza a diplomacia, mas deixou claro que o país está preparado para uma resposta militar, se necessário.
Preferimos a linguagem da diplomacia, mas também falamos outras línguas
, acrescentou.
Mais cedo, Trump comentou sobre o incidente envolvendo o helicóptero Apache, que estava em uma missão de patrulhamento no Estreito de Ormuz, próximo à costa de Omã. O presidente afirmou que os militares informaram que a aeronave foi abatida durante a operação.
Autoridades dos EUA relataram que os dois tripulantes do helicóptero foram resgatados em segurança cerca de duas horas após a queda. O Comando Central dos Estados Unidos (Centcom) informou que uma embarcação não tripulada da Marinha localizou a tripulação e participou da operação de resgate, com os pilotos em condição estável.
A imprensa americana indicou que o helicóptero pode ter sido atingido por um drone iraniano, mas ainda não há consenso sobre as circunstâncias do incidente. Este episódio representa a primeira perda de um helicóptero Apache dos Estados Unidos desde o início da atual escalada militar envolvendo o Irã.