A inauguração da primeira fábrica de leite em pó caprino da Paraíba ocorreu em Casserengue, no Curimataú, com o apoio do deputado federal Ruy Carneiro. A nova unidade faz parte da cooperativa Nutrilê Laticínios, que já atende mais de 16 municípios e beneficia cerca de 390 famílias na região, incluindo o Cariri e o Sertão paraibano.
Ruy Carneiro destacou a importância do projeto para a economia local e a segurança alimentar.
Fortalecer quem produz é reforçar a força da nossa economia e garantir alimento na mesa de quem mais precisa. Esse projeto mostra que investir na agricultura familiar gera oportunidades, movimenta os municípios e transforma vidas — afirmou.
O deputado também lembrou que sua atuação foi crucial durante a crise do setor leiteiro, quando destinou recursos para manter o funcionamento do laticínio, que foi um dos poucos a não interromper suas atividades.
Augusto Belarmino, vereador de Casserengue e representante da cooperativa, ressaltou a importância da parceria com Ruy Carneiro para a continuidade da produção. Ele afirmou:
Hoje estamos no lançamento da primeira fábrica de leite em pó da Paraíba e da agricultura familiar da América Latina. Essa parceria fez com que o Laticínio Nutrilê não parasse a produção e conseguisse pagar os produtores
.
A nova fábrica não apenas garante a compra da produção local, mas também abastece a merenda escolar e atende instituições beneficentes. A iniciativa representa um avanço significativo para a cadeia produtiva do leite caprino na Paraíba, ampliando as oportunidades de trabalho e contribuindo para a segurança alimentar de milhares de pessoas.