A ex-primeira-dama da Coreia do Sul, Kim Keon Hee, foi condenada nesta sexta-feira (26) a mais sete anos de prisão por corrupção. A decisão foi proferida pela Justiça sul-coreana, que a considerou culpada de aceitar joias de alto valor em troca de favores relacionados a nomeações para cargos públicos.
Kim, que é esposa do ex-presidente Yoon Suk Yeol, já cumpre uma pena de quatro anos por manipulação do mercado de ações e corrupção. A nova condenação se refere ao recebimento de joias avaliadas em 103 milhões de won (aproximadamente 67 mil dólares ou 347 mil reais) de um empresário do setor de construção em 2022, em troca da nomeação de seu genro.
Entre os itens recebidos estavam um colar da Van Cleef, um broche da Tiffany e brincos da Graff. Além disso, ela aceitou uma tartaruga de ouro, avaliada em cerca de 1.700 dólares (R$ 8.820), de um político, e um relógio Vacheron Constantin, que teria sido presenteado por um empresário especializado em "cães robôs", avaliado em 25.400 dólares (R$ 131.790).
Kim Keon Hee sempre defendeu sua inocência, alegando que, embora tenha recebido presentes, estes não foram dados em troca de favores.