Search

Irã alerta sobre riscos de forças estrangeiras após queda de helicóptero dos EUA

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou que a presença militar estrangeira no Golfo Pérsico representa um risco constante após a queda de um helicóptero Apache dos EUA.
Foto: Metropoles

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, manifestou preocupação nesta terça-feira (9) com a presença militar de países estrangeiros no Golfo Pérsico, afirmando que essas forças estão sob "risco constante". A declaração ocorreu após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusar o Irã de ter derrubado um helicóptero Apache do Exército americano no Estreito de Ormuz.

Em suas redes sociais, Araghchi sugeriu que a melhor maneira de evitar novos incidentes seria a retirada das forças estrangeiras da região. Ele destacou que

as forças estrangeiras próximas ao nosso território correm risco constante devido a erros humanos, acidentes ou até mesmo por serem atingidas por fogo cruzado

.

O ministro também reafirmou que o Irã prioriza a diplomacia, mas deixou claro que o país está preparado para uma resposta militar, se necessário.

Preferimos a linguagem da diplomacia, mas também falamos outras línguas

, acrescentou.

Mais cedo, Trump comentou sobre o incidente envolvendo o helicóptero Apache, que estava em uma missão de patrulhamento no Estreito de Ormuz, próximo à costa de Omã. O presidente afirmou que os militares informaram que a aeronave foi abatida durante a operação.

Autoridades dos EUA relataram que os dois tripulantes do helicóptero foram resgatados em segurança cerca de duas horas após a queda. O Comando Central dos Estados Unidos (Centcom) informou que uma embarcação não tripulada da Marinha localizou a tripulação e participou da operação de resgate, com os pilotos em condição estável.

A imprensa americana indicou que o helicóptero pode ter sido atingido por um drone iraniano, mas ainda não há consenso sobre as circunstâncias do incidente. Este episódio representa a primeira perda de um helicóptero Apache dos Estados Unidos desde o início da atual escalada militar envolvendo o Irã.

PUBLICIDADE

Mais recentes

PUBLICIDADE