O ex-governador e ex-ministro Márcio França (PSB) será o vice na chapa do ex-ministro Fernando Haddad (PT) na disputa pelo Governo de São Paulo. As ex-ministras Marina Silva (Rede) e Simone Tebet (PSB) também estão na corrida, disputando as vagas ao Senado.
Durante um pronunciamento no QG da campanha, localizado na região do Pacaembu, Haddad justificou a escolha, destacando a paridade da chapa e a experiência de França, que contribuirá para a agenda do estado.
O importante era a nossa coesão em torno de um projeto importante para São Paulo e para o Brasil, uma vez que o resultado aqui repercute nacionalmente — afirmou.
A decisão foi tomada após uma reunião entre os quatro políticos e dirigentes partidários com o presidente Lula (PT) no Palácio da Alvorada, em Brasília. Lula acompanha de perto a formação da aliança em São Paulo, dada a importância do estado, que possui o maior eleitorado do país.
França, que inicialmente desejava ser candidato a senador ou governador, aceitou a posição de vice. Aliados de Haddad acreditam que sua presença na chapa pode atrair votos em regiões onde o PT tem menor força, como a Baixada Santista.
Haddad negou que houve impasse na escolha do vice, caracterizando o processo como uma manifestação de boa fé entre os envolvidos. A expectativa é que França assuma um papel ativo nos ataques ao atual governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que busca a reeleição.
Na reunião com Lula, França argumentou que poderia ajudar o presidente como candidato a governador, mas a estratégia que prevaleceu foi a de Haddad buscar mais votos no primeiro turno, o que beneficiaria Lula.
França também havia sugerido que Simone Tebet fosse a vice de Haddad, mas essa ideia foi descartada devido ao compromisso de Tebet em se candidatar ao Senado e à avaliação de que ela tem chances de ser eleita.
Haddad inicialmente buscou uma vice mulher e ligada ao agronegócio, considerando até a ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira, Teresa Vendramini. A escolha de França, que já havia sido discutida em 2022, se concretizou após sua aceitação.
Na quarta-feira, também participaram da reunião o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o presidente do PSB, João Campos, e o presidente do PT, Edinho Silva. Após a reunião, eles assistiram ao jogo da seleção brasileira, que venceu a Escócia por 3 a 0.
Em 2022, Haddad obteve 36% dos votos no primeiro turno e 45% no segundo, resultado considerado crucial para a vitória de Lula.
Simone Tebet, que já deixou o ministério do Planejamento, participou de uma cerimônia da Petrobras em Mato Grosso do Sul e se apresentou como pré-candidata ao Senado, elogiando Lula durante seu discurso.