O Governo da Paraíba anunciou a redução do expediente nas repartições públicas estaduais na próxima segunda-feira, 29, em razão do jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026. A decisão segue a mesma linha adotada pela Prefeitura de João Pessoa.
A medida foi formalizada pela Portaria nº 463/2026, publicada pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), que determina que o funcionamento dos órgãos estaduais ocorrerá das 8h às 12h, considerando que a partida do Brasil está agendada para as 14h.
Assinada pelo secretário de Estado da Administração, André Freitas da Silva Félix, a portaria abrange tanto a Administração Direta quanto a Indireta do Poder Executivo Estadual. Com isso, os servidores terão um horário reduzido excepcionalmente neste dia.
A prática de ajustar os horários de expediente durante a Copa do Mundo é comum em várias esferas da administração pública, especialmente em dias de jogos da Seleção Brasileira, em resposta à mobilização popular em torno do torneio.
Apesar da alteração no horário, o Governo do Estado enfatizou que os serviços essenciais continuarão funcionando normalmente, conforme as escalas definidas por cada órgão. A mudança no expediente é válida apenas para a segunda-feira, e a partir de terça-feira, 30, as repartições estaduais retornarão aos horários habituais.
Com essa decisão, tanto o Estado quanto o Município alinham suas rotinas administrativas ao calendário da Copa do Mundo, permitindo ajustes temporários sem comprometer a continuidade dos serviços públicos essenciais.