Na manhã desta terça-feira (23), em Campina Grande, o governador Lucas Ribeiro e o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, firmaram um convênio que visa a qualificação profissional e o fortalecimento da gestão empresarial no setor de turismo da Paraíba. A iniciativa, que conta com contrapartida do Governo do Estado, destina-se a dois mil profissionais e envolve um investimento total de R$ 1 milhão.
O convênio abrange a oferta de 18 cursos, com carga horária variando entre 40 e 60 horas, além de seis oficinas de empreendedorismo e 20 consultorias individuais. O público-alvo inclui trabalhadores de hotéis, pousadas, bares, restaurantes e comércio que atendem visitantes, com o objetivo de facilitar a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho em municípios como João Pessoa, Campina Grande, Patos, Bananeiras, Cabaceiras e Cajazeiras.
Durante a cerimônia realizada no Museu de Arte e Ciência de Campina Grande (MAC), Lucas Ribeiro destacou a importância do convênio para o turismo paraibano, afirmando que a capacitação dos profissionais do setor é fundamental para o crescimento econômico do estado.
É uma alegria, em plena véspera de São João, a gente receber o ministro Gustavo Feliciano para um anúncio muito importante — disse.
O ministro Gustavo Feliciano também enfatizou a relevância da iniciativa, que, segundo ele, é parte de um esforço do governo federal para preparar a população da Paraíba para os empregos gerados pelo turismo. Ele mencionou que os cursos incluem temas como inglês, camareira e bartender, e que a qualificação visa garantir que os empregos gerados fiquem na região.
Vital Costa, secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, ressaltou que as qualificações do Programa Qualifica Turismo Paraíba são essenciais para manter o crescimento do setor. Ele lembrou que a hotelaria é uma das áreas mais demandadas e que a qualificação dos trabalhadores é uma ação que traz desenvolvimento significativo para a Paraíba.
Os cursos oferecidos incluem técnicas de atendimento ao cliente, hospitalidade e acolhimento, comunicação em serviços, formação de garçom/garçonete e segurança e manipulação de alimentos, em parceria com o IFPB, Sebrae-PB e Senac-PB. A previsão é formalizar 50 Microempreendedores Individuais (MEIs) durante o processo.
O evento contou com a presença de diversas autoridades e representantes do setor turístico, incluindo Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Luiz Alberto Amorim, superintendente do Sebrae-PB, e Dalton Gadelha, presidente da Fundação Pedro Américo.