O vereador Alexandre do Sindicato (PL) expressou sua preocupação em relação às conclusões do inquérito da Polícia Civil, que identificou uma falha no projeto de um reservatório da Cagepa, elaborado há setenta anos, como a causa do rompimento de uma das câmaras no bairro da Prata, em Campina Grande, ocorrido em novembro do ano passado.
O parlamentar questionou a falta de explicações sobre a possibilidade de evitar o colapso por meio de ações preventivas. Ele destacou que, se uma câmara rompeu devido a erros no projeto, isso levanta a questão do risco potencial para as três câmaras restantes, que continuam em operação.
Se são quatro câmaras e uma rompeu, supostamente por uma falha no projeto, e se o projeto contém erros que não haviam sido identificados após sete décadas, não é óbvio que existe um risco a ser considerado em relação às três outras câmaras que seguem sendo utilizadas?
, indagou Alexandre.
O vereador também lembrou que o incidente resultou na morte de uma mulher e causou danos irreparáveis a várias famílias, mesmo com o pagamento de indenizações, que, segundo ele, são provenientes de recursos públicos.
Embora não tenha a intenção de alarmar a população, Alexandre do Sindicato enfatizou que as conclusões do inquérito aumentam a preocupação com as condições dos reservatórios da Cagepa. Ele anunciou que pretende encaminhar um documento ao Ministério Público solicitando a adoção de novas medidas de vistoria nos equipamentos, especialmente no reservatório do bairro da Prata.
Fonte: Simoneduarte