O Brasil está se preparando para emitir seus primeiros títulos públicos no mercado chinês, conhecidos como Panda Bonds, com a expectativa de arrecadar até 5 bilhões de yuans, o equivalente a aproximadamente 734,99 milhões de dólares. A informação foi confirmada pelo ministro da Fazenda, Dario Durigan, durante uma entrevista em Pequim nesta quinta-feira (25).
A intenção de emitir esses títulos foi anunciada pelo governo no início do mês, mas os valores estimados não haviam sido divulgados até então. A venda dos Panda Bonds permitirá que investidores chineses emprestem recursos ao governo brasileiro, que se compromete a devolver o montante com juros no futuro.
Caso a operação se concretize, será a primeira vez que o Brasil busca financiamento por meio desse instrumento no mercado chinês. A iniciativa ocorre poucos meses após o país ter realizado sua primeira emissão de títulos em euros desde 2014, quando captou 5 bilhões de euros, cerca de 29 bilhões de reais.
A emissão dos Panda Bonds faz parte da estratégia do Ministério da Fazenda de diversificar as fontes de financiamento e ampliar a presença do Brasil nos mercados internacionais, reduzindo a dependência do dólar e acessando investidores de outras regiões, especialmente da China.
O anúncio da emissão deve ocorrer durante uma viagem de autoridades brasileiras a Xangai e Pequim, programada entre os dias 24 e 26 de junho, liderada pelo ministro Dario Durigan. O ministério não comentou sobre o assunto quando procurado.
A visita acontece em um contexto de fortalecimento das relações econômicas entre Brasil e China, que é o principal parceiro comercial do Brasil. Em 2022, o Brasil recebeu 6,1 bilhões de dólares em investimentos chineses, representando 10,9% de todos os investimentos chineses no exterior.
Além disso, o governo brasileiro pretende apresentar iniciativas ligadas à sustentabilidade, como o programa Eco Invest Brasil e o projeto Tropical Forest Forever Facility, que visa a preservação de florestas tropicais, durante a viagem.